493614825380753 Sistema de Detecção e Alarme | New Safety Sistemas Contra Incêndio
top of page

Sistema de Detecção e Alarme

Os Sistemas de Detecção de Alarme que comercializamos e recomendamos são convencionais, endereçáveis ou inteligentes, estando em conformidade com a NFPA 72, FM Global e NBR17240. 
 
Entenda um pouco sobre os sistemas:

Sistemas Convencionais: 

Sistema Convencional

Conforme determina a Norma ABNT NBR 17240, o painel central deverá possuir uma fonte de alimentação de emergencial constituída por baterias seladas, que tem como intuito manter o sistema em operação até que a energia se estabilize e retorne. Em caso de painéis repetidores, subcentrais, central supervisora o mesmo deverá também seguir a norma.

 

Dentro do Sistema Convencional existem dispositivos como Acionadores Manuais, Detectores (Fumaça, Temperatura, Termovelocimétrico, Chama, Aspiração, Lineares), Sirenes (Áudio, Visual, Áudio Visual), que permitem com que o painel receba as informações do funcionamento. 

 

Trabalhamos com todos produtos listados e com aprovação UL, FM, CEE e ABNT e também como membro da  NFPA (National Fire Proctetion Association) seguimos suas normas para os Sistemas de Detecção e Alarme.

O Sistema Convencional é composto por equipamentos que realizam a supervisão, sinalização dos laços do sistema, sendo o laço/setor supervisionado somente.

Indicado principalmente para pequenas e medias instalações, possuem sistema operacional bem simples e por isso suas informações são bem limitadas. 

 

São geradas informações baseadas em níveis de tensão, que são transmitidas a central por cabos metálicos. As informações reconhecidas são :

Operação normal, alarme, falha e circuito aberto ou em curto.

 

Alguns painéis tem disponibilidade para atender Sistemas de Combate por Supressão.

 

Sistemas Endereçáveis:

Sistema Endereçavel

O Sistema Endereçável é composto por  uma central que realizam a supervisão e sinalização individual dos equipamentos do sistema.

 

Indicado principalmente para médias e grandes instalações, sua lógica de funcionamento é reconhecer o código do dispositivo acionado e disponibilizar na central a exata localização do ponto alarmado, ou seja, por meio da modulação de sinais (codificação) passa a existir uma comunicação entre central e o equipamento remoto. Cada dispositivo possui um código de endereçamento, ou seja, possui um “endereço” próprio, assim a sua localização precisa na edificação se torna possível, uma vez conhecido o endereço sabe-se exatamente o local da edificação onde há o possível princípio de incêndio ou não.

 

Seguindo a norma da ABNT NBR 17240, o painel central deverá possuir uma fonte de alimentação de emergencial constituída por baterias seladas, que tem como intuito manter o sistema em operação até que a energia se estabilize e retorne. Em caso de painéis repetidores, subcentrais, central supervisora  o mesmo devera também seguir a norma. 

 

Dentro do Sistema Endereçável existem dispositivos como Acionadores Manuais, Detectores (Fumaça, Temperatura, Termovelocimétrico, Chama, Aspiração, Lineares e Multicritérios), Sirenes (Áudio, Visual, Áudio Visual), que permitem com que o painel receba as informações do  funcionamento por ponto de dispositivo do sistema. 

 

 

Trabalhamos com produtos listados e com aprovação UL, FM, CEE e ABNT e também como membro da NFPA (National Fire Proctetion Association) seguimos suas normas para os Sistemas de Detecção e Alarme.e. 

Sistemas Inteligentes:

Sistema Inteligente

O Sistema Microprocessador ou como conhecido Sistema Inteligente é composto por equipamentos que realizam a supervisão, sinalização dos laços do sistema, sendo que nesse sistema tem transmissão de dados binários (informações representadas exclusivamente por números “0” ou “1”) em alta velocidade, multiplexador (tecnologia essa que permite transmitir simultaneamente várias mensagens no mesmo canal de transmissão). A central disponibiliza um conjunto completo de informações sobre os  eventos diversos, possuindo um processador principal e outros secundários, podendo administrar as comunicações dos eventos é possível identificar individualmente cada dispositivo em seu painel de controle central. Indicado principalmente grandes instalações. 

 

Esse sistema é totalmente programável e permite ao usuário estabelecer várias rotinas simultâneas, por meio da tecnologia digital (microprocessador), que possui comunicação do tipo “full duplex” (ambas as direções).

 

Vantagens do sistema microprocessador em relação aos outros tipos:

- Gerencia mais informações ao mesmo tempo;

- Informações mais detalhadas;
- Informações mais confiáveis;

- Ações mais complexas, e possibilita transitar informações diferentes de alarme, por exemplo, segurança e/ou supervisão;

 

Desvantagens:

- Operadores devem ser mais qualificados e certificados.
- Lógicas de funcionamento devem ser previstas antes da instalação ser iniciada por engenheiros em sistemas contra incêndio. 

 

Seguindo o mesmo padrão, o painel central deverá possuir uma fonte de alimentação de emergencial constituída por baterias seladas, que tem como intuito manter o sistema em operação ate que a energia se estabilize e retorne. Em caso de painéis repetidores, subcentrais, central supervisora  o mesmo deverá também cumprir a conforme determina a Norma ABNT NBR 17240.

 

Dentro do Sistema Inteligente existem dispositivos como Acionadores Manuais, Detectores (Fumaça, Temperatura, Termovelocimétrico, Chama, Aspiração, Lineares e Multicritérios), Sirenes (Áudio, Visual, Áudio Visual), que permitem com que o painel receba as informações do  funcionamento por ponto de dispositivo do sistema. 

 

A New Safety trabalha com produtos listados e com aprovação UL, FM, CEE e ABNT e também como membro da NFPA (National Fire Proctetion Association) seguimos suas normas para os Sistemas de Detecção e Alarme. 

 

Sempre atendendo a sua necessidade conforme projeto e especificações com base em normas internacionais e nacionais.

bottom of page