493614825380753 Sistema de Sprinklers | New Safety Sistemas Contra Incêndio
top of page

Sistema de Sprinkler

Os Sistemas de Sprinklers que comercializamos e recomendamos estão em conformidade com a NFPA-13, FM Global e NBR-10897 
Veja abaixo um pouco sobre eles:

Os sistemas de sprinklers é um sistema fixo de combate a incêndio e caracteriza-se por entrar em operação automaticamente, quando ativado por um foco de incêndio, liberando água em uma densidade adequada ao risco do local que visa proteger de forma rápida para extingui-lo ou controlá-lo em seu estágio inicial.

 

A sua eficácia é reconhecida em função do menor tempo decorrido entre a detecção e o combate ao incêndio, pois essa característica pode evitar a propagação do incêndio para o restante da edificação. Outra característica importante desse sistema é o acionamento do alarme simultaneamente com o início de operação, o que propicia a fuga dos usuários com segurança e acionando a brigada de incêndio.

 

O princípio de operação desse sistema consiste em confinar o fogo na área de aplicação controlando ou extinguindo o foco do incêndio em seu estágio inicial, por meio de descarga automática de água. Assim, em uma grande área como, por exemplo, em um galpão industrial, o sistema de sprinklers opera como compartimentação agindo na área restrita ao foco do incêndio, evitando a propagação do fogo e reduzindo os danos. Já o princípio de funcionamento dos sprinklers é atuar como detecção e combater o fogo. 

 

Modelos de Sistemas de Sprinklers:

 

Sistema de Sprinklers Tubo Molhado

Sistema de Sprinklers Tubo Seco

Sistema de Sprinkler Ação Prévia

Sistema de Sprinkler Dilúvio 

Sistema de Sprinkler Tubo Seco e Ação Prévia

 

Para cada tipo de espaço é exigido um tipo de proteção, chamado de classificação dos riscos de ocupações conforme NBR 10897, NFPA 13 e FM Global. 

 

Os sprinklers são projetados com espaçamentos regulares para cada tipo de risco a ser protegido. Sendo que cada sistema de sprinkler, controlados por válvula de governo e alarme. 

 

Modelos de Sprinklers: 

 

Sprinkler Upright;

Sprinkler Pendente;

Sprinkler Dry (Seco);

Sprinkler Extra-Large Orificie - ELO (Grande Orifício);

Sprinkler Early Supression Fast Response - ESFR (Resposta e Supressão Rápida);

Sprinkler Sidewall;

Sprinkler Concealed (Embutido);

 

Válvulas de Governo e Alarme:

 

Um conjunto controlador dos ramais de sprinklers que com a rompimento de um ou mais sprinklers, durante um incêndio, a pressão hidráulica na rede de distribuição diminui, dessa forma, a pressão da água, abaixo do obturador, por diferencial de pressão, impele-o para cima, fornecendo água para o sistema e provocando a abertura do conjunto de válvulas para permitir a passagem de água para acionar o circuito de alarme. Para sinalizar que o sistema foi corrompido e acionado entra em ação o motor de alarme hidráulico e chave de fluxo / pressostato equipamentos que fazem parte do conjunto da válvula de governo e alarme emitindo uma sonorização e a chave de fluxo / pressostato por meio de um sensor consegue ler a passagem de água liberada e avisa o painel de alarme central que nele foi interligado.

 

 

Sempre atendendo a sua necessidade conforme projeto e especificações com base em normas internacionais e nacionais.

bottom of page