Reservatórios de Incêndio
- Lucas Almeida
- 21 de jul.
- 4 min de leitura
Olá, leitores da New Safety! Nesta edição do “O Minuto New Safety”, mergulhamos no tema “Reservatório de Incêndio” e exploramos como podemos trabalhar juntos para ajudar a manter as pessoas e os bens seguros.
A NFPA 22, Norma para Tanques de Água para Proteção Privada contra Incêndio, fornece os requisitos mínimos para o projeto, construção, instalação e manutenção de tanques/reservatórios e equipamentos acessórios que fornecem água para proteção privada contra incêndio, exploraremos alguns dos tipos mais comuns de tanques de água, bem como apresentará alguns dos equipamentos e acessórios mais comuns usados.
Tipos de Reservatórios de Água
Existem vários tipos diferentes de reservatórios de armazenamento de água. Dependendo das necessidades do sistema que o tanque está suportando e da localização geográfica e topográfica do edifício, o tipo de tanque usado irá variar. Cada tipo de reservatório de armazenamento de água pode ter componentes de sistema muito diferentes.
Reservatório por gravidade
A pressão da água aumenta em 0,0981 bar por metro de ganho de elevação. Os reservatórios de gravidade, também conhecidos como reservatórios elevados, aproveitam isso aumentando a altura da água para aumentar a pressão criada pela gravidade. Esses tipos de reservatórios normalmente não são usados para suprimentos de incêndio e em vez disso, fazem parte do abastecimento de água de consumo.

Reservatório de sucção
Os reservatórios de água de sucção estão localizados no solo. Por isso, eles não criam pressão. Em vez disso, eles são usados para fornecer água a uma bomba de incêndio, o que cria a pressão necessária para o sistema de proteção contra incêndio. Esses são os tipos mais comuns de tanques usados porque tendem a ser mais econômicos, mas ocupam muito mais espaço.

Capacidade do Reservatório de Incêndio
A NFPA 22 não fornece requisitos para a capacidade do reservatórios de incêndio. Em vez disso, ela direciona você para o padrão para o sistema de proteção contra incêndio que está sendo fornecido. A capacidade necessária é calculada multiplicando a taxa de fluxo de demanda do sistema pela duração necessária. Por exemplo, a NFPA 13, Padrão para a Instalação de Sistemas de Sprinklers , exige durações mínimas específicas com base na classificação de risco e na supervisão do sistema de sprinklers. Se um sistema de sprinklers de risco leve tivesse uma demanda de sistema de 100 gpm (380 L/min) por uma duração de 30 minutos, então a capacidade mínima necessária seria de 3.000 galões (11.400 litros).

Acessórios e equipamentos para Reservatório de Incêndio
Existem muitos acessórios e equipamentos necessários para um reservatórios de incêndio para garantir que seja um suprimento de água confiável.
Medidor de nível de água
Um medidor de nível de água é necessário em todos os reservatórios de incêndio para poder ver o nível da água no reservatórios. Um medidor de nível eletrônico de água pode ser usado no lugar de um medidor de nível convencional (régua).
Placa anti-vórtice
A saída de descarga de cada reservatórios de sucção deve ser equipada com uma placa anti-vórtice. Esta placa antivórtice é instalada para eliminar a possibilidade de criação de um vórtice, semelhante ao vórtice visto ao drenar uma pia ou banheira. Este vórtice permitiria que o ar entrasse no tubo de sucção, viajasse até a bomba de incêndio e levasse à cavitação.

Enchimento de Reservatório de Incêndio
Deve haver um tubo de entrada instalado permanentemente para encher o reservatórios de incêndio, e ele deve ser dimensionado para encher o tanque em 8 horas ou menos. Além disso, o nível de água precisa ser mantido dentro de 100 mm do nível de proteção contra incêndio necessário (determinado pela capacidade necessária). Normalmente, isso é feito com um enchimento automático do reservatórios de incêndio, mas pode ser feito manualmente.
Inspeção, Teste e Manutenção
Assim como qualquer componente de um sistema de proteção contra incêndio, a inspeção, teste e manutenção adequados são cruciais para garantir que esses sistemas sejam confiáveis. A NFPA 22 se refere à NFPA 25, Padrão para Inspeção, Teste e Manutenção de Sistemas de Proteção contra Incêndio Baseados em Água , para todos as inspeções, teste e manutenção do reservatórios de incêndio. Os requisitos podem ser encontrados no Capítulo 9 da NFPA 25 .
Quem pode lhe ajudar?
A New Safety possui uma unidade de negócios especializada em Instalação e Manutenção de Reservatórios de Incêndio. Nossa equipe passa por treinamentos em nosso Instituto e na maioria dos fabricantes de produtos para sistemas contra incêndio. Também contamos com a melhor estrutura física e móvel, incluindo softwares credenciados e equipamentos de ponta. Dessa forma, garantimos a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados, contribuindo para a segurança de vidas e bens.
Conheça mais sobre esses serviço em: ACESSE O LINK.
Quer saber mais?
Se deseja aprofundar seus conhecimentos, fique atento nas próximas semanas, pois estaremos.
Até a próxima edição do "O Minuto New Safety" com o oferecimento do Instituto New Safety, continuaremos a explorar tópicos relevantes para manter todos informados sobre as melhores práticas em segurança. Mantenha-se seguro e protegido. A confiabilidade dos seus sistemas de prevenção e combate a incêndio depende disso.
Fonte:
NFPA 25, Padrão para Inspeção, Teste e Manutenção de Sistemas de Proteção contra Incêndio Baseados em Água
NFPA - News, Blogs, and Articles - By Shawn Mahoney
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: @newsafety
Instagram: @newsafety
YouTube: @newsafety
Site: www.newsafety.com.br
コメント