493614825380753
top of page

Guia de Detecção e Alarme para Iniciantes. - PARTE 1

  • Lucas Almeida
  • 21 de jul.
  • 3 min de leitura

Olá, leitores da New Safety! Nesta edição de "O Minuto New Safety", abordamos o seguinte tema, Guia de Detecção e Alarme para Iniciantes - Parte 1, como podemos trabalhar juntos para ajudar a manter as pessoas e os bens seguros.


Um sistema de detecção e alarme de incêndio desempenha um papel vital na estratégia global de proteção contra incêndios e na preservação da segurança. Com múltiplas funções, as nuances entre essas funções podem, por vezes, ser um tanto complexas.


A principal função da parte de iniciação de um sistema de detecção e alarme de incêndio é reportar o estado de um espaço protegido ou a existência de um incêndio. Os componentes incluem todos os dispositivos e circuitos que enviam um sinal para o Painel de Controle de Detecção e Alarme, como detectores de calor, detectores de fumaça, detectores de monóxido de carbono, chave de fluxo e modulos. Dependendo do sistema, o sinal de um dispositivo inicializador pode criar uma condição de alarme ou de supervisão. Com base no tipo de detectores e Painel de Controle de Detecção e Alarme, os sinais podem ser enviados através de um circuito de sistemas convencionais ou de um circuito de sinalização para sistemas endereçáveis.


Sistemas Convencionais

Os dispositivos convencionais são normalmente detectores que usam um contato de comutação para causar curto-circuito em ambos os lados do circuito do dispositivo de inicialização. Ao fazer isso, o dispositivo provoca um aumento na corrente que flui através do circuito, o que o Painel interpreta como um sinal de alarme. Depois que um dispositivo causa curto-circuito no circuito, nenhum outro dispositivo nesse circuito ou “zona” pode enviar um sinal. Por causa disso, qualquer dispositivo no circuito ou “zona” colocará toda a zona em estado de alarme. As zonas são normalmente projetadas para permitir que alguém identifique facilmente uma área onde o alarme está localizado, por exemplo, em uma fabrica, você pode ter um circuito de zona da área de produção A e um circuito de zona da área de produção B, cada um contendo vários dispositivos, conforme capacidade de cada fabricante. 


Diagrama Básico - Sistemas Convencionais
Diagrama Básico - Sistemas Convencionais

Sistemas Endereçáveis

Dispositivos endereçáveis são dispositivos de inicialização ou dispositivos de controle/notificação que são capazes de comunicar um número de identificação ou endereço exclusivo por meio de um circuito de linha de sinalização. Essa identificação consiste em uma sequência binária de 1s e 0s que indica o endereço ou localização daquele dispositivo no circuito. Quando o Painel interroga um dispositivo inicializador, o dispositivo inicializador responde com seu status (Normal, Alarme ou Falha) e o seu endereço. O endereço do dispositivo permite que a localização do dispositivo seja identificada no Painel. Quando um dispositivo de inicialização é ativado em um circuito de linha de sinalização, o Painel ainda é capaz de interrogar os outros dispositivos, diferentemente de um circuito de dispositivo de inicialização convencional.


Além disso, alguns dispositivos de inicialização endereçáveis também são capazes de transmitir ao Painel uma gama de valores de densidade de fumaça, variação de temperatura, nível de água, mudanças de pressão de água e outras variáveis. E então o software de Controle do Painel determina os pontos de ajuste para o início de um sinal de alarme, supervisão ou falha. Esses tipos de circuitos de dispositivos de inicialização são conhecidos como endereçáveis analógicos, pois são capazes de informar ao Painel seu endereço e seu valor.


Diagrama Básico - Sistemas Endereçáveis 
Diagrama Básico - Sistemas Endereçáveis 

Quer saber mais?

Se deseja aprofundar seus conhecimentos sobre detecção e alarme de incêndio, fique atento às próximas semanas, pois estaremos atualizando esta série, explorando diferentes partes desse sistema essencial.


Até a próxima edição do "O Minuto New Safety" com o oferecimento do Instituto New Safety, continuaremos a explorar tópicos relevantes para manter todos informados sobre as melhores práticas em segurança. Mantenha-se seguro e protegido. A confiabilidade dos seus sistemas de prevenção e combate a incêndio depende disso.

Fonte:

NFPA 72 -National Fire Alarm and Signaling Code®

A Guide to Fire Alarm Basics - By Shawn Mahoney 03-Mar-2021

Siga-nos nas redes sociais:



 
 
 

Comments


bottom of page